Nota fala sobre renúncia do 1º vice-presidente e 1º tesoureiro e rebate acusações
NOTA DE ESCLARECIMENTO
AOS MEMBROS DA CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL – CGADB
A MESA DIRETORA da CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL – CGADB – tendo tomado conhecimento de que circulam na internet as comunicações de renúncias do 1º vice-presidente e do 1º tesoureiro, pastor Silas Lima Malafaia e pastor Antonio Silva Santana, respectivamente, nas quais os ilustres e eminentes servos de Deus expõem a esta Mesa Diretora as razões motivadoras de suas renúncias, por amor à verdade e para espancar eventuais dúvidas quanto à integridade e lisura dos signatários na condução dos interesses sociais da nossa veneranda CGADB, esta cumprindo o seu dever espiritual, moral, estatutário e legal de defender a instituição e ao seu órgão diretivo na forma do estatuto social em vigor, vem ao público prestar os seguintes esclarecimentos, por amor à verdade e respeito às consciências daqueles que pugnam por uma conduta séria, honrada e espiritual, como convém a todos que servem na seara do Senhor Jesus:
1) Na notificação firmada pelo ilustre pastor Silas Lima Malafaia, foi comunicada a sua renúncia ao cargo de 1º vice-presidente da CGADB, eleito que foi na última Assembléia Geral Ordinária em Vitória-ES, em abril de 2009, como também o seu desligamento do quadro de membros. Evidentemente que poderia ter ocorrido a renúncia sem o desligamento, pois a primeira não era dependente da segunda. Os motivos apontados na precitada comunicação não são atuais, pois, como ele próprio diz, “Tais denúncias, por oportunidade da última Convenção da CGADB, restaram integralmente comprovadas em trabalho realizado por comissão formada para esse fim, cujo relatório só foi aprovado com as ressalvas e obrigações de apresentar balancetes”. Esta Mesa Diretora já se manifestou anteriormente por nota de esclarecimento similar à presente, publicada no jornal Mensageiro da Paz, nº 1.490, de julho/2009, por ocasião de manifestação televisiva de outro convencional.
2) Conforme disposição contida no artigo 44, III, do estatuto social em vigor, o atendimento das exigências da precitada comissão especial a que se referiu o renunciante não era, como não é, de todo o órgão diretivo, mas do 1º tesoureiro, como a seguir transcrito:
“Art. 44. Compete ao 1º Tesoureiro:
III – elaborar o relatório financeiro e apresentá-lo trimestralmente ao Conselho Fiscal e bienalmente à Assembléia Geral Ordinária;”
Portanto, trata-se de competência legal individual específica, cabendo àquele que foi eleito para o cargo ter consigo a consciência da atribuição que lhe é conferida pela norma estatutária;
3) Quanto à renúncia do 1º tesoureiro, o honrado servo de Deus pastor Antonio Silva Santana, foi alegado, dentre outros motivos para a sua renúncia, que: a) “só tomei posse em 29 de julho de 2009”; b) “só a partir desta data é que fui tomando conhecimento da real situação fiscal e financeira da CGADB”; c) “a cada dia fica impossível o levantamento de toda a documentação contábil, fiscal e bancária, uma vez que não foi atendida à solicitação do Conselho Fiscal da CGADB lavrado em 12 de março de 2010 solicitando uma auditoria nas contas do mandato anterior a 2009”;
4) Confrontando-as, a Mesa Diretora esclarece:
a) o ilustre renunciante não tomou posse na data por ele alegada, pois ela ocorreu juntamente com os demais eleitos no dia 25 de abril de 2009, conforme o termo por ele assinado, passando a ser de fato e de direito o 1º tesoureiro da CGADB a partir de então. Se o tesoureiro anterior não lhe repassou as informações inerentes ao exercício do mandato anterior, o fato fica restrito aos dois e não a todo o órgão diretivo;
b) na condição de eleito e empossado, passou a ser de sua exclusiva competência solucionar as pendências existentes, podendo, inclusive, ter solicitado a cooperação do Conselho Fiscal para proceder aos levantamentos necessários para o perfeito esclarecimento dos fatos, o que não aconteceu;
c) atendendo à solicitação do ilustre renunciante, a presidência autorizou-lhe contratar todos os funcionários necessários ao perfeito desempenho das tarefas da tesouraria, tendo ele contratado com vínculo empregatício apenas um assessor, que não residia na sede da CGADB, e substituído duas funcionárias para as tarefas subalternas;
d) na reunião da Mesa Diretora realizada em 12 de março de 2010, em cuja data o Conselho Fiscal apresentou o pedido de realização de auditoria referido pelo renunciante em sua notificação, foi decidido que uma comissão especial procederia todos os levantamentos necessários junto à Tesouraria, controladoria, prestadores de serviços, bancos, etc, para esclarecer os fatos e apontar as soluções adequadas, para que fossem atendidas as recomendações contidas no relatório da comissão especial da Assembléia Geral Ordinária realizada em Vitória-ES. Após os exaustivos trabalhos desenvolvidos pela precitada comissão especial, o qual contou com a participação pessoal do renunciante, foi elaborado um relatório apontando os fatos que impediram a apresentação dos balanços dos exercícios de 2007 e 2008, e as medidas corretivas necessárias ao atendimento das exigências legais;
e) no mesmo relatório, a comissão especial relata que muitos dos cheques emitidos pela CGADB e devolvidos pelas instituições bancárias sacadas foram em razão de convenções afiliadas e alguns convencionais terem pago as anuidades e inscrições de membros para participarem da Assembléia Geral em Vitória-ES em até dez parcelas, e os respectivos boletos bancários e cheques por elas emitidos não terem sido honrados pelos emitentes, o que contribuiu para que os cheques emitidos para pagamentos com as receitas oriundas das anuidades e inscrições não terem sido cobertos;
f) a comissão especial também conseguiu, através do profissional que presta serviços na área de informática, unificar e uniformizar os dados utilizados pela Secretaria Geral e Tesouraria, resgatar as informações financeiras e documentação que permitissem a elaboração dos balanços acima referidos pelo contador, resgatar os cheques devolvidos que estavam em poder de terceiros e proceder as baixas junto aos bancos sacados com baixa nos órgãos de créditos, o que está contribuindo para normalização do funcionamento da tesouraria e controladoria da CGADB.
Resta claro, portanto, que as motivações para as renúncias, embora pareçam similares, são distintas, pois enquanto o pastor Silas Lima Malafaia usou fatos já ultrapassados, abordados e decididos pela Assembléia Geral em Vitória-ES, o pastor Antonio Silva Santana não teve as iniciativas que lhe cabiam tomar para solucionar as dificuldades herdadas de gestões anteriores à sua, por ter assumido o cargo que traz consigo os encargos atribuídos pelo estatuto social, dentre outros, o de apresentar os relatórios financeiros e contábeis.
Considerações Finais
Para finalizar a presente NOTA, e ainda objetivando tratar a questão “dificuldades financeiras” enfrentadas pela Convenção Geral, os esclarecimentos adicionais se fazem necessários:
- A Convenção Geral, sendo uma associação de ministros do evangelho, não de igrejas, conta como únicas fontes de receitas as anuidades de seus membros, os repasses efetuados pela CPAD e, por ocasião da Assembléia Geral, as taxas de inscrições.
- É de amplo conhecimento que, na prática, grande maioria dos pastores cadastrados regulariza suas anuidades somente nos períodos que antecedem a Assembléia Geral.
- Se anexarmos um extrato/planilha referente ao pagamento de anuidades, facilmente será constatado que o último aporte substancial foi no período que antecedeu a AGO em Vitória/ES, mês de abril/2009.
- Trata-se de um hábito pagar as anuidades somente às vésperas das Assembléias Gerais.
- Todavia, a Convenção Geral, para dar o devido atendimento diário em sua sede nacional, no Rio de Janeiro-RJ, mantém um prédio de quatro (4) andares em funcionamento, com quadro de funcionários, Secretária Geral, Tesouraria, todos devidamente registrados e assalariados.
- Toda a infra-estrutura e custeio para a realização da Assembléia Geral são integralmente pagos pela CGADB. As três últimas (RIO/2005 – SÃO PAULO/2007 – VITÓRIA/2009) e também as duas últimas Extraordinárias (FLORIANÓPOLIS/SC/2006 e PORTO ALEGRE/RS/2008) acarretaram para a CGADB despesas elevadíssimas, haja vista a logística para receber os pastores de todo o Brasil. O número de participantes, cada vez maior, sendo cerca de 4.000 no Rio, 10.000 em São Paulo, 17.000 em Vitória, além de 2.500 em Florianópolis e 4.500 em Porto Alegre.
- Todos nós sabemos o quanto custa promover e reunir, por prazo de uma semana, contingente de tal magnitude. Façam seus cálculos.
- Analisem ainda, juntamente conosco, o seguinte: Para dar cumprimento aos seus objetivos sociais, a Convenção Geral, por intermédio da Mesa Diretora, realiza simpósios, seminários, reuniões, assembléia geral nas diversas regiões do País, ocasião em que os ocupantes de cargos em Conselhos/Comissões são convocados. Todos exercem suas atribuições estatutárias sem qualquer remuneração, contando apenas com o reembolso de despesas relativas à hospedagem, alimentação e passagens aéreas.
- É cada vez maior o número de reuniões dos órgãos diretivos da CGADB. Os membros residem nas mais longínquas cidades. Contabilizem.
- Não é estranho, no âmbito da CGADB, a existência de parceiras de viagens e hospedagens em reuniões maiores, sendo natural que tais empresas, na condição de prestadoras de serviços, façam jus aos acréscimos legais em situação de demora no pagamento por serviços efetivamente prestados.
- Enquanto outras associações de grande porte, sem identificarmos a sigla, exigem de seus associados pagamentos mensais de R$ 95,00 (mensalidade: R$ 50,00 + Publicações/Boletins: R$ 45,00), nós, pastores, esperamos a cada dois anos para desembolsarmos R$ 120,00. Lamentavelmente, inúmeros pagamentos de anuidades e inscrições para Assembléias Gerais, efetuados em cheques, não foram honrados.
- Ora, senhores pastores, uma entidade que aufere receitas mais significativas somente por ocasião da Assembléia Geral, não dispondo de outros meios para alavancar recursos; uma entidade que direciona os valores das inscrições em Assembléias para custeio do evento; uma entidade que pacientemente aguarda os períodos pré-convencionais para “cobrar” seus associados; uma entidade que vê a cada ano crescer o número de participantes em Assembléia Geral, acarretando custos elevadíssimos, não é de se admirar, de causar espanto, surpresa, que tal entidade esteja padecendo dificuldades financeiras.
- Com os argumentos fáticos ora expostos, o que pretendemos é afastar as qualificações de “DESMANDOS, DESCALABRO, CONIVÊNCIA”, referidas em uma das notificações supracitadas. Segundo o Dicionário Aurélio, da Língua Portuguesa, “DESMANDO: é ato ou efeito de desmandar. Desobediência. Excesso. Abuso. DESCALABRO: Grande dano ou perda. Ruína. DESMANDAR: Mandar o contrário de (o que se tinha mandado). Transgredir ordens”.
- Pedimos aos pastores do Brasil que analisem a vida pessoal e o ministério de cada um de nós, diretores da Convenção Geral; que reflitam sobre os vários anos de pastorado; que avaliem e pesem os vários anos a serviço da Convenção Geral, sem qualquer apego material ou financeiro, sem qualquer remuneração, pois entendemos que o trabalho feito junto à nossa instituição também faz parte da chamada e da vocação ministerial; e nos respondam se por nossos feitos merecemos ser “rotulados” com os adjetivos de desobedientes, transgressores de ordens, abusadores, causadores de dano, destruidores. Acreditamos que não.
Finalmente, a Mesa Diretora lamenta profundamente os afastamentos dos ilustres e honrados companheiros renunciantes, nada podendo fazer em respeito aos mesmos, senão acatar as decisões pessoais de ambos e adotar as providências estatutárias para as substituições, mediante a convocação de Assembléia Geral Extraordinária para deliberar quanto às mesmas, e encaminhar ao Conselho Fiscal os balanços já elaborados para apreciação e parecer do Conselho Fiscal, e encaminhamento ao conhecimento de todos os membros da nossa CGADB.
Na certeza de terem sido os esclarecimentos necessários, permanecemos orando a Deus para que as Suas bênçãos continuem sendo derramadas nas vidas e ministérios dos ilustres servos de Deus renunciantes, ao tempo que manifestamos sincera gratidão pelo empenho de ambos para o progresso de nossa instituição.
Natal, RN, 5 de junho de 2010
Pr. Jose Wellington Bezerra da Costa
Presidente
Marina Silva é a candidata do Partido Verde à presidência da República
A Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil, com 8,4 milhões de fiéis segundo o Censo de 2000, não apoiará a pré-candidata à presidência da República Marina Silva (PV). “O fato de ser evangélica e candidata não é suficiente para a igreja apoiá-la”, afirmou o pastor Joel Freire, que trabalha como missionário da Assembleia de Deus nos Estados Unidos. Filho de José Wellington – presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e suplente de Orestes Quércia (PMDB) -, Freire ressalta que Marina precisaria de “outros atributos”, como ser “conhecida pela comunidade evangélica e provar que poderia ser presidente”.Evangélica desde 1997, Marina Silva é filiada à Assembleia de Deus, que possui uma estrutura complexa. A igreja, cuja origem data da década de 10 em Belém do Pará, é divida em centenas de ministérios. Divergentes entre si, eles mantêm pouca unidade política e ideológica e, provavelmente, não terão o mesmo candidato nessas eleições. Apesar de não revelarem abertamente a escolha, é quase certo que o eleitorado evangélico se dividirá entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), tendendo mais para o tucano.
“As pessoas votam, cada vez mais, a partir da preocupação instrumental, do que dá fruto, do resultado imediato”, afirmou Gedeon Alencar, especialista em ciência da religião e presbítero da dissidente Igreja Assembleia de Deus Betesda em São Paulo. Ele observa ainda que será diferente essa eleição: “Os evangélicos vão se dividir. Há duas décadas os evangélicos foram contra Lula, era mais definido”.
Para Alencar, ganha apoio quem tem algo a oferecer. “Mesmo Marina tendo uma marca da Assembleia de Deus, no encontro em Santa Catarina (em maio), quem foi convidado para falar foi o Serra”, disse. “Marina teria dinheiro para patrocinar? Não tinha. Então se dá ênfase para quem tem dinheiro para financiar”, afirma.
Caráter laico
Lideranças do PV em São Paulo acreditam que o fator religião pode ajudar na conquista de mais votos. “Evidente que há uma identificação com os cristãos. Quero crer que isso pode ajudar”, disse Maurício Brusadin, presidente do diretório do PV em São Paulo.
Mas é o discurso de tom laico que demonstra, para o cientista político da Unesp, Marco Aurélio Nogueira, o quanto a pré-candidata tenta “driblar e neutralizar” esse ponto.
“A fé é mais um ônus do que um bônus para ela”, afirma. Para Nogueira, o fato de Marina ter opiniões de fundo religioso pode afastar um tipo de eleitor “mais racional”, que apoiaria a causa do desenvolvimento sustentável. “Hoje, mais atrapalha do que ajuda. Tanto que ela não esta trabalhando esse ponto. A vitória dependerá muito das questões que vai privilegiar na campanha”.
Psi/Pr.Adilson Lopes
O Que a Bíblia Diz?
O que é um "diácono"?
A palavra "diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada algumas 30 vezes no Novo Testamento.
Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Diácono" quer dizer "atendente" ou "servente".
A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários.
A ênfase não está na posição da pessoa, mas no servo em relação ao seu trabalho.
1-Os diáconos, ou servos, na Bíblia incluem servos domésticos (João 2:5,9), e governantes (Romanos 13:4), mas os usos mais comuns são de servos de Cristo e da igreja.
a-Jesus usou a palavra para descrever seus discípulos, um em relação aos outros (Mateus 23:11), e Paulo usou a mesma palavra freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1 Coríntios 3:5; Efésios 6:21; etc.).
b-Estes termos, nos usos gerais, descrevem tanto homens como mulheres (veja Lucas 10:40; Romanos 16:1). Todos os cristãos devem servir uns aos outros (1 Pedro 4:10).
c-A palavra "diácono" é empregada num sentido específico em 1 Timóteo 3:8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos especiais escolhidos na igreja.
d-É claro que ele não está falando sobre servos no sentido geral (todos os cristãos), porque as qualificações definem um grupo limitado de homens.
Veja as qualificações desses servos:
"Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus" (1 Timóteo 3:8-13).
1 Timóteo 3:1-13 e Filipenses 1:1 mostram que esses servos são distintos dos bispos ou presbíteros. Eles servem sob a supervisão e direção dos presbíteros, auxiliando em diversos aspectos do trabalho da igreja. Em Atos 6:1-7, achamos um exemplo de homens escolhidos para servir na igreja, neste caso sob a supervisão dos apóstolos.
Cada discípulo de Cristo foi feito para servir!
Noticias do Mundo
Jesus está voltando...
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Bebê faz sinal de positivo em exame de ultrassonografia grávida Marie Boswell, de 35 anos, recebeu uma garantia de que o bebê que espera está em ótimo estado de saúde. E não foi nenhum médico que deu a notícia para a britânica. O próprio pimpolho, dentro da barriga da mãe, fez um sinal de positivo durante um exame de ultrassonografia no Hospital Wythenshawe, em Manchester, na Inglaterra. Marie, que está no quinto mês de gestação, ficou espantada com a coincidência durante o exame: - Nós amamos! A imagem é muito clara, o polegar está bem visível. Nem acredito! |
Segundo a reportagem do jornal britânico The Daily Mirror, a ultrassonografia surpreendeu até os médicos do hospital. Gerry Jackson, que fez o exame na grávida, afirmou nunca ter visto nada igual.
- É muito raro ver o polegar de bebês de forma tão clara. É ótimo termos captado uma imagem tão clara na ultrassonografia desta paciente - disse o ultrassonografista.
A mamãe Marie, que já tem uma filha de 10 anos, também ficou impressionada com o tamanho das mãos do bebê.
- Ele parece que está usando luvas de boxe. Achamos que ele poderá ser um bom goleiro - diverte-se a britânica, que vai guardar a imagem incrível num livro para mostrar ao filho quando ele crescer.
Fonte: globo.com
Maio de 2010
A Torre de Vigia passou todos os limites de bom senso, senso crítico e discordância da Palavra de Deus. Soube com bastante atraso que os líderes desse grupo resolveram acabar com o mundo no ano de 2034, conforme revista A Sentinela, de 15.12.2003, página 15, parágrafos 6 e 7.
Como todos já sabem, a Torre marcou o fim de todos os sistemas mundiais, notadamente do Cristianismo e de todos os cristãos para os seguintes anos: 1914, 1918, 1920, 1925, 1975 e, agora, 2034. A cada profecia não cumprida, esses líderes assinam o próprio atestado de inidoneidade teológica. Isto é, estão despreparados para entender as Escrituras e para ensino.
O novo cálculo para chegar ao ano 2034 é dos mais prosaicos e até hilariantes. Vejam: 1914, somado a 120 de
antes do dilúvio (?) resulta no ano de 2034. A liderança do grupo continua com a obsessão por 1914, ano em que Jesus teria vindo de forma invisível. Onde foram buscar essa data? Chegaram a um ponto em que não podem voltar. O único remédio é continuar sustentando o insustentável.
Considero uma falta de respeito com os fiéis seguidores da Torre, já tão massacrados com previsões que nunca se cumprem e com proibições as mais estapafúrdias e antibíblicas.
Já sabemos o que dirão em 2035, quando a profecia não se cumprir. Dirão que seus seguidores compreenderam mal a cronologia bíblica; que não era uma realidade, mas uma possibilidade; que uma nova luz raiou no canal de Jeová; que as testemunhas não precisam ficar desiludidas; que continuem na Torre, a única detentora da verdade. Passados alguns anos, um novo cálculo, uma nova luz, uma nova mentira.
Cito apenas um versículo para desmascarar tais falsos mestres:
“Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai” (Mt 24.36 – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas).
Os falsos profetas não respeitam nem a versão bíblica por eles adotada. Não respeitam nada. Não aceitam de seus vassalos qualquer questionamento. Pairam acima de qualquer suspeita. Ameaçam com exclusão os que duvidarem, e continuam dando sustentação a mentira de que são o canal entre Jeová e oshomens. Jesus tem uma palavra para eles:
“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira” (Mt 8.44).
Anglicanos no Canadá tem continuado um período de discernimento e conversações sobre as questões de sexualidade. E até o momento, eles tiveram concordado em respeitar uma promessa que eles fizeram anos atrás contra a ordenação de parceiros homossexuais e as bençãos da união de casais de mesmo sexo.O Arcebispo Fred Hiltz, primaz da Igreja Anglicana do Canadá, disse que o corpo da Igreja permanece consciente de seu relacionamento com a Comunhão Anglicana mundial e comprometida com a decisão de 2008 de praticar a retenção que dizem respeito às questões homossexuais e ao mesmo tempo exercendo “o maior nível de generosidade pastoral.”
“Nós não revisamos ou alteramos aquela decisão de nenhuma maneira,” disse ele, quando discursou aos membros do Sínodo Geral – o corpo legislativo chefe – no fim de semana.
Apesar do corpo, representando uns 800.000 Anglicanos, atualmente permanecer comprometido com a moratória dos líderes Anglicanos mundiais, dioceses na Igreja Anglicana do Canadá já permitiram a benção das uniões de casais do mesmo sexo.
Entre eles estavam a Diocese da Nova Westminster e a Diocese de Huron.
Suas ações têm deixado os Anglicanos conservativos, particularmente, aqueles na Hemisfério Sul, de luto e frustrados pela moratória não ter sido honrada.
Em abril , cerca de 130 Anglicanos de 20 províncias foram urgidos à reconsiderar suas relações com a Igreja Anglicana do Canadá bem como a Igreja Episcopal nos Estados Unidos, que ordenou sua segunda parceira homossexual mês passado.
Ao longo dos últimos anos, dúzias de paróquias têm votado para a separação da Igreja Anglicana do Canadá, citando o departamento de denominação dos valores ortodoxos Cristãos e tradição Anglicana. O corpo do Canadá, também perdeu um dos membros mais renovados, o teólogo J.I. Packer, em 2008.
O corpo do Canadá está continuando os diálogos sobre a questão controversa esta semana Hiltz tem expressado apoio em praticar “um estilo apropriado Cristão de inclusão.”
Ainda, ele tem reconhecido a diversidade de opinião e sugeriu que o Sínodo Geral não pode sair com uma resolução definitiva, mas antes, deve pedir para continuar as conversas.
Hiltz observou em seu discurso aberto na semana passada no Sínodo que a maioria dos Anglicanos no Canadá – não importa sua posição teológica sobre homossexualidade – estão comprometidos com um “diálogo respeitoso” e menos interessado em um resolução ou debate acalorado.
“Peço a todos os membros do Sínodo para entrar nessas conversas em um espírito de humildade e um verdadeiro compromisso para ouvirmos e aprendermos uns com os outros”, disse ele. “Eu sei que as nossas deliberações sobre estas matérias serão vistas por muitos no Canadá e no mundo. Espero que eles não vejam nenhuma evidência de rejeição, condenação, ou demonização, mas todas as evidências de respeito, caridade e paciência. … Espero eles nos vejam nos esforçando para conviver com a diferença e para fazê-lo graciosamente. ”
Representantes das comissões que deliberaram sobre a sexualidade humana desde 2007, informaram ao Sínodo Geral que seu trabalho tinha incluído “criar oportunidades para se afastar das questões debatidas sobre as bênçãos do mesmo sexo e envolver-se no tema mais geral da sexualidade humana.”
Membros do Sínodo vão trabalhar no sentido de formar uma declaração pastoral sobre a sexualidade humana. O Sínodo Geral termina sexta-feira.
Christian Post / Padom
Aos 22 anos, Caroline Celico, mulher de Kaká, abriu o jogo sobre sua vida em entrevista à revista “Joyce Pascowitch” deste mês. Além de falar sobre o casamento com o jogador de futebol, que já dura cinco anos, Caroline contou como o conheceu, aos 14, e lembrou de quando se tornou evangélica.
“Eu nunca tinha ouvido falar de evangélicos. Nem o Kaká comentava sobre o assunto. Mas comecei a pesquisar na internet e vi que ele frequentava uma igreja”, contou ela, que um dia se convidou para ir à Renascer em Cristo com o namorado e desde então se tornou evangélica.
Ainda sobre sua opção religiosa, Caroline contou como se tornou pastora da Renascer em Cristo e revelou não gostar de ser chamada de evangélica. “Sou cristã. Eu não me tornei evangélica, mas passei a pertencer a Deus e levar a vida de acordo com o que diz a Bíblia”, explicou Caroline.
Atualmente morando na Espanha, por causa da contratação de Kaká pelo Real Madri, a mulher de Kaká também falou sobre o fato de ter se casado virgem e revelou que pretende ter mais dois filhos com o jogador de futebol. “Desde pequena sonhei em casar virgem. Era como se isso me fizesse ser uma princesa”, disse ela, que já é mãe do pequeno Luca, de 2 anos.
Caroline falou ainda sobre o episódio em que não deixou Kaká posar de cueca para a revista Vanity Fair. “Ele já sofre exposição contínua na profissão dele. Tem de ter alguma coisa que seja exclusiva da esposa, né? Senão perde a graça”, disse ela, contando que está prestes a lançar um CD. “Convidei a Claudia Leitte para participar de uma música que escrevi sobre amizade. Tenho um carinho muito especial por ela”, contou.
Caroline também garantiu não ser ciumenta e disse até que acha as fãs um incentivo fundamental. “As que passam dos limites são uma minoria muito insignificativa. Há pessoas de todos os tipos que estão envolvidas em escândalos. Mas acredito que muitas vezes o que ouvimos falar não é 100% do que as coisas realmente são”, comentou.
Fonte: UOL / Padom
Mensagens - PALAVRA DO PASTOR
Por que os casamentos hoje se acabam tão cedo?
Vejam o modelo bíblico proposto a quem que casar que não é obrigado.
Se quer casar, pratique o AMOR, mas que amor ...O amor que é sofredor, que é benigno; o amor que não é invejoso; o amor que não trata o cônjuge com leviandade, que não se ensoberbece, o amor não se porta com indecência, que não busca os seus interesses, que não se irrita, que não suspeita mal; que não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; o amor que tudo sofre, que tudo crê, que tudo espera, que tudo suporta; O amor que nunca falha. Mas se perfil é de levianos, irresponsável, conquistador, que a nova, a mulher do amigo você faz sua íntima, então o seu perfil é de Sansão e de algumas o perfil é de Dalila.
Sansão e sua inquieta personalidade leviana LEIA o livro de Juízes caps. 13,14 O segredo da sua força não estava em músculos humanos, mas no poder dado por Deus. E quando “o Espírito de Deus se torna ativo nele” que recebe o poder de matar um leão sem ter nada na mão, e mais tarde quer revidar a traição filistéia, abatendo 30 dentre eles. (Jz 14:6, 19) Visto que os filisteus continuam a agir traiçoeiramente em conexão com o casamento que Sansão está para contrair com certa moça filistéia, ele toma 300 raposas e, virando-as cauda contra cauda, coloca tochas entre as caudas e as envia para incendiarem os campos de cereais, os vinhedos e os olivais dos filisteus.
No casamento misto falta o mesmo temor ao mesmo Deus Mateus 19 8,9 – Jesus: Moisés deu o divórcio por causa da dureza dos vossos corações. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
Introdução
A) Estou lendo o livro “Quem tem razão?” De Jaclynn Morris e Paul L. Fair Editora Melhoramentos, 2006, SP que trata de 6 questões para resolver conflitos de casais. Eles começam seu livro dizendo que no casamento tem de haver uma solução melhor além de brigar, recuar ou fugir. Como ajudar casais em conflitos?
Quais devem ser os primeiros passos depois da gota d,água?
Exercício
1) Quais são os meus sentimentos negativos? 2) Qual é a maneira mais justa de descrever o problema? 3) Por que eu quero resolver a situação? 4) Como eu gostaria que as coisas fossem entre nós? 5) Como posso conseguir isso? 6) E se isso não funcionar, o que mais posso fazer?
B) Vamos lembrar as lições do Titanic à luz do casamento
Provavelmente a maioria de vocês assistiu ao filme “Titanic”. O experiente capitão do Titanic recebeu seis avisos de alerta. Os avisos diziam para ele viajar mais devagar, mudar o curso, pegando a rota mais ao sul, onde as águas eram mais quentes, evitando assim os icebergs.
Ele ignorou teimosamente todos os avisos de alerta. Como ele era o capitão, ele pensou, “Este navio nunca afundará!” Então, ouviu-se um estrondo pavoroso, e o gigante e poderoso navio atingiu uma enorme montanha de gelo. Ele afundou rápida e desastrosamente. Quem não muda de rumo quando recebe um sinal de alerta é candidato ao desastre. Quem muda o curso de sua vida quando avisado pode evitar o desastre e celebrar a viagem. Este é um tremendo princípio que podemos aprender do Titanic.E este é também o maior de todos os segredos para fazer com que o amor dure para sempre. Esteja atento aos sinais de alerta da sua caminhada; dê ouvido a estes sinais; abra bem os olhos para enxergar estes avisos. Assim, você poderá mudar de rumo rapidamente, sem comprometer a sua felicidade. No entanto, quando estamos apaixonados, muitas vezes, nossos ouvidos ficam fechados aos inúmeros sinais de alerta que a própria relação nos oferece.
Vejamos alguns sinais de alerta que afirmam que a relação precisa ser repensada
Para ele ou ela. Exemplos para serem observados no namoro/noivado.
1. O rapaz grita com a mãe. Depois ele vai gritar com a esposa. 2. Existe um descontrole financeiro no namoro, vai haver no casamento. 3. O namoro os afasta da vida com Deus. Como será depois – namorou, se afastou da igreja 4. Ele é violento? Vai ser com você. 5. Ela não permite que ele converse com outras pessoas (rapazes ou moças) fará depois. 6. A paixão causa sofrimento, é doentia. É perigoso prosseguir. 7. Alguém não se dá com a própria família ou com a do outro. Você deixa a família mas convive com eles todos os dias. Morar com ou junto de familiares, só por um tempo ou circunstâncias. Quem casa quer casa. 8. Um dos dois não é cristão. Não adianta misturar o que não se mistura. 9. Um dos dois não se envolve com a igreja. Como será depois? 10. A intimidade está indo longe demais. O pai vai ser avô mais rápido. 11. Culpa sem tratamento – bloqueio no casamento. 12. Discussões constantes. Brigas encomendadas no casamento.
O que são esses avisos. O que são as durezas do coração?
Afinal, por que os casamentos estão se acabando mais cedo?
1. Porque os jovens se cansam de buscar ser o servo (a) de Deus – e partem para o casamento misto, contra a palavra de Deus – As Igrejas não podem ter outro discurso nem prática. II Co. 6.14”nas recomendações sobre casamento ele diz: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E mais I Co. 7.39, se quiser casar de novo a viúva.... A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” E se você não se casar? É um equívoco das igrejas permitirem a cerimônia de culto desse casamento (quantos temos – como vivem essa relação conjugal? Há comunhão bíblica? – E mais ...”o jovem precisa ter a visão e a missão da sua família – Qual o plano de Deus? – como Sara, eles atropelam o plano de Deus – “ah está demorando demais esse menino nascer, disse Sara “.......Se não for de Deus é laço.
2. Porque não aceitam a recomendação bíblica que diz: “Devem deixar os seus pais e formar a sua própria família. “Deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher e serão ambos uma só carne.” Tem pais também que não ajudam eles até incentivam – venham para cá - mas é preciso ter a sua própria casa - engravidam antes, - não tem condições de se manter, – não amadureceram melhor o seu projeto. – Porém existem membros de igreja que não dão testemunho de serem crentes fiéis. Depois do casamento os pais se tornam parentes.
3. Porque muitos não querem gastar tempo num projeto durante uns dois anos, entre namorar e casar para projetar e se suprir. De preferência, não devem começar já dependendo dos familiares – espiritualizam – “Deus está me chamando para casar”. “Ele me disse que este é noivo certo.” “O tempo é curto mas já sabemos o que queremos, nascemos um para o outro, somos almas gêmeas, eu sinto isso.” Calma jovens – pode não ser – Há noivados de muito tempo e que viram uma complicação, é verdade. Não é para noivar muitos anos. Mas o mínimo, com planejamento
4. Porque algumas pessoas não querem trabalhar, nem estudar. Não tem alvos para a vida, não tem boas ambições. Alguém que fica sempre dependendo do outro – um (a) parasita - sem projeto de vida, sem ambição de vida. Um vai sustentar o outro e depois vem os problemas. Apesar disso dentro do casamento hoje onde os 2 cônjuges trabalham vai ser necessário eventualmente um assumir a casa na perda do emprego do outro, e neste sentido os homens tem sofrido muito mais hoje, por causa da tradição de ser ele o supridor oficial.
5. Porque muitos são desconfiado(a)s, ciumento(a)s, possessivo(a)s, dominantes Se já em atrito no namoro /noivado está dando sinais de fumaça, conte com fogo no futuro. Seja ele ou ela – dando sintomas disso no namoro/noivado. Violência no noivado, violência por palavras e física é melhor acabar.
6. Porque não querem ter filhos. “Casar tudo bem, mas ter filhos?”
“Filhos, nem pensar!” Reportagem colhida no site do Correio Brasiliense – seção de Comportamento
“Não tenho jeito com criança, não nasci para ter filhos”, fala sem papas na língua a estudante Juliana Haddad, 21 anos. O primeiro sentimento daqueles que ouvem o argumento de Juliana é a certeza de que ela vai mudar de idéia, afinal, é jovem demais, talvez não tenha encontrado o amor da sua vida e faz planos audaciosos para o futuro. Mas Juliana faz parte de um grupo de mulheres que só aumenta: aquele que considera a maternidade como uma escolha e não mais um anseio instintivo. Na contramão do que a sociedade ainda espera, elas questionam a veracidade desse desejo. E, não importa qual seja a justificativa, juram não ser modismo ou, como cansaram de ouvir, coisa da idade. Simplesmente não querem ter filho nem agora, quando jovens, nem depois. Uma decisão que já deixou de ser novidade. “Não ter filhos é uma tendência mundial que começou com as mudanças da sociedade e a inserção feminina no mercado de trabalho. Muitas mulheres adiam a maternidade, outras nem mesmo desejam ser mães”, explica.
O que eu tenho observado: A mulher/o homem pode até fazer essa escolha para o seu futuro casamento, mas se é assim não se case, sobre tudo se o seu cônjuge gostaria de ter filho. Ouço: Que dá trabalho – Dizem: Vamos fazer primeiro um fundo econômico –dizem: eu não sei se quero ser mãe ou ser pai – Um alerta de observador - Você pode protelar mas corre o risco no casamento uma vez que o outro cônjuge(ele ou ela) deseja ter filho – O que deseja ter pode amanhã procurar um outro parceiro que queira ter um filho – porque o que deseja ter filho vai ficar clamando. É claro que existem impossibilidades de ambos os lados, mas que precisa de acompanhamento médico/psicológico e não de fuga.
7. Porque para alguns cônjuges a experiência afetiva sexual tem sido traumatizante. Seja por formação ou por conceituação, ou porque já transavam no namoro/noivado e agora não há prazer pleno nessa vivência – pode ser um sofrimento. Apesar do sexo ser livre hoje, não se ter mais certeza que nos namoros cristãos não haja transa antes do casamento, apesar disso, a sexualidade continua não sendo tratada pelas famílias. O que ela pensava ou ele ou faziam dos seus corpos antes do casamento pode ser uma trava nos primeiros anos de casamento. Mas tudo pode ser restaurado em Cristo e com tratamento pastoral e/ou psicológico.
8. Porque a visão econômica do outro ou dos dois não é bíblica Ela é sem dízimo, sem consagração. Ficam nos extremos de perdulário e de esbanjador, gastam mais do que podem, não tem orçamento. Mas tem também casados de anos brincando de dar o dizimo, driblando Deus. Eu não sei o que eles pensam que são. Quantos casais podem dizer, diante de Deus sinceramente, nós dois somos dizimistas porque amamos a causa do Senhor e não falhamos nem um mês por amor a obra de Deus.
9. Porque não querem mais ter a paciência da vovó e da bisavó Quanto aos que sofreram no seu relacionamento conjugal, ele ou ela, esperaram tempos melhores, e venceram. O lema hoje é : cara feia , azedou , acabou .
10. Porque muitos não querem ouvir conselhos. Provérbios- diz: “da multidão de conselhos vem a sabedoria.”
Conselhos dos pais, parentes mais antigos, do pastor. Muitos não querem embora tenhamos jovens que fazem isso com humildade. O livro de Provérbios diz – “da multidão de conselhos vem a sabedoria.” Pais conselheiros avisando “olha esse namorado/essa namorada”, mostra evidências lamentáveis, mas o(a) jovem jovem ficam cegos e prosseguem na contra mão do conselho dos pais. Agora tem pais que não são conselheiros e o seu comportamento as vezes é pior do que o filho que precisa de orientação.
Conclusão
1)Compartilhar metas e andar juntos O profeta perguntou há muito tempo, "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3). Construir um lar bem sucedido carece unidade de propósito. Uma pessoa, cujo primeiro compromisso é servir o Senhor, freqüentemente se achará em desacordo com outra pessoa cujo primeiro desejo é ganhar dinheiro, ou divertir-se, ou trabalhar. Abençoado, na verdade, é o homem ou mulher que pode olhar para seu lar e afirmar confiantemente, "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". O compartilhamento de um propósito comum na vida dá uma âncora que segurará o lar durante as tormentas.
2) Sonhos e visões precisam ser partilhados vezes e mais vezes. Amigos são aqueles que cuidam, que partilham, que ansiosamente dão em benefício uns dos outros. Uma das chaves da construção de um lar feliz é alimentar sua amizade com seu esposo. Façam os sacrifícios necessários, mas dediquem tempo um ao outro. Faça as pequenas coisas, ofereça gentilezas, e converse com a pessoa com quem você está passando a vida. Quanto mais intimamente se conhecerem um ao outro, mais plenamente se entenderão e mais forte se tornará o laço que fazem dos dois um só.
3) Os cristãos farão bem em dar bastante tempo e atenção à construir o tipo de lar que querem; a casa pode vir depois. O lar precisará um suprimento abundante dos materiais básicos, tais como amor, paciência, tolerância, visão e amizade. Edificar um lar bem sucedido, feliz, é uma das maiores oportunidades que hoje há para que os cristãos mostrem ao mundo a sabedoria de Deus.
“Um homem e uma mulher, servindo ao Senhor, comprometidos um com o outro, educando crianças com valores fortes, amando mais um ao outro no fim da vida do que nunca, bem, esse é o verdadeiro tipo de lar com que milhões de pessoas apenas sonham.”
Psi/Pr.Adilson Lopes